segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CINEMA AVENIDA



 No livro lançado pela Academia Santo- Angelense de Letras, “ Memórias Esparsas”-encontramos crônicas com tendência memorialista e que servem de ponto de partida para a história de Santo Ângelo. Hoje, depois das buscas de dados irei transcrever alguns relatos sobre a história o”Cinema Avenida”.
De acordo com a pesquisa do Confrade Paulo Prado, o quinto cinema de nossa cidade foi o Cine Avenida, inaugurado no ano de 1932, no local onde hoje está o Banrisul. Como este cinema sofreu um incêndio- apenas a fachada era de alvenaria e a combustão dos filmes, deu início ao fogo- anos mais tarde, no dia 15 de novembro de 1946, foi erguido o prédio atual.. Era conhecido como cinema da burguesia, frequentado por moradores do Povo Novo, conhecido como Alemanha, constituído por imigrantes alemães.
A Confreira Elsa Frey Prietto no texto sobre “ A Família Frey”, que também integra o livro”Memórias Esparsas”,elenca que no ano de 1927, deu- se a mudança para santo Ângelo, decorrente da compra que fizera Roberto Frey: a quadra da avenida Brasil, desde onde é, hoje as lojas Pompéia, esquina com a marquês do Herval até a casa de esquina da Marechal Floriano. Essa quadra abarcava vários metros quadrados com algumas casas construídas no enorme espaço..Nessa quadra, havia a casa da família. Muito espaçosa, com jardim e roseiras de rosa chá e folhagens de várias espécies; pomar com árvores frutíferas e canteiros de morangos maduros, cujo perfume atravessou o século, até hoje; um grande espaço vazio onde hoje é o Banrisul. Ao lado, foi construído o Novo Cinema Avenida. Cinema que havia já, há anos atrás.
Para o senhor Antonio Carlos Rosselet, em manuscrito entregue ao AHMSA: “foi Roberto Frey quem construiu o cinema Avenida e iniciou a fazê- loa funcionar em conjunto com seus filhos, Walter, Vilma, Norberto e a filha Taty. O Cinema Avenida era localizado na avenida Brasil, onde está o atual prédio do Banco do Rio Grande. Construção totalmente de madeira, com camarotes nas laterais. Semelhante e concorrente ao cinema Apollo, porém não tinha palco. Disputavam a clientela, porém, tinha melhor programação de filmes. Melhores companhias cinematográficas. Propagandas eram colocadas nas esquinas com cartazes... Frey tinha um conhecido que conduzia a propaganda com sua baratinha e ele vestia- se como Tom Mix e gostava de brigar a socos”.

3 comentários:

  1. Ainda tem algumas maquinas do cinema no local,
    o filho da Taty mora e tem seu comercio no antigo cinema, uma barbearia. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. ESTA FOTO E DO CINE LUX DE SÃO LUIZ GONZAGA

    ResponderExcluir
  3. Conheci Ivan Frey Fidellis gente fina.

    ResponderExcluir