segunda-feira, 24 de maio de 2010

RUA ANTUNES RIBAS- BREVE HISTÓRIA

Rua Antunes Ribas sentido norte/sul.Aproximadamente década 40

Ao realizarmos a busca de dados sobre a rua Antunes Ribas, constatamos que no dia 20 de agosto, a via estará completando 113 anos. O ato nº1 de 20 de agosto de 1887, promulgou a lei que deu nome dessa rua da nossa cidade.Augusto César Pereira dos Santos em seus relatos deixou uma breve biografia de Antônio Antunes Ribas, que iremos transcrever: " Antunes Ribas nasceu em Santo Ângelo, no dia 8 de outubro de 1844, filho do fazendeiro Antônio Antunes da Costa e de Maria Ribas. Diplomou- se pela faculdade de Direito de São Paulo em 1868, e no mesmo ano casou- se com Lydia Roseira Ribas. Da união, nasceram os filhos Malvina Ribas e Antônio Antunes Ribas Filho. Começou a advogar em Cruz Alta e Santo Ângelo. Em 1872, transferiu- se para Porto Alegre, onde assumiu a redação do órgão liberal, " A Reforma". No ano de 1874, voltou a cidade de Santo Ângelo, como juiz Municipal do termo criado em 18 de agosto daquele ano. No ano seguinte foi eleito deputado estadual. Em 30 de setembro de 1878, fundou juntamente com Venâncio Aires e outros, a Loja Maçônica "Luz da Serra". Em 1880, foi eleito deputado federal. Pouco antes foi chefe da polícia em nosso estado e em Pernambuco. Era figura de destaque no Partido Republicano. Com a reorganização da Magistratura Estadual, Antunes Ribas recebeu outra incumbência das mais honrosas: desembargador e vice- presidente do Tribunal de Justiça . Santo Ângelo cultuou a memória de seu filho ilustre dando o seu nome a uma das principais artérias da cidade".Para Arlindo Lied ficou a lembrança da casa construída por Matheus Becker nas ruas Antunes Ribas com a esquina da Três de Outubro, na qual foi inquirido por que o diabo fazia a casa tão longe da via frente a um capão de branquilho.

Relatamos sobre a rua Antunes Ribas, mas conforme subsídios encontrados, a pesquisa será complementada. Pois essa rua é minha, é sua, é nossa rua, também do Oscar, do Yone, da Vera da Gica, dos vereadores, dos prefeituráveis, do poeta, do jornalista, do advogado, dos comunicadores, dos comerciantes e de todos os seres humanos habitáveis que influem e fluem no desenvolvimento econômico, político e social dessa artéria abençoada por Deus.

5 comentários:

  1. Eunísia, obrigada por esta breve história da rua da minha infância.
    Muito bom!
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Zélce,
    gostaríamos de acrescentar histórias das pessoas que residiram ou residem na rua Antunes Ribas.
    Acompanho seu bolg,
    Eunísia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Blog excepcional, frequento a um bom tempo... Antunes, a minha Antunes... bem, agora residindo longe de Santo Ângelo, mas minha família ainda está aí, desde 1952 no mesmo local, na rua Antunes Ribas, é claro!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog! A história e a cultura gaúcha precisam de iniciativas como esta! Contem comigo para divulgá-lo. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi Eunísia
    Colaborando com tua pesquisa, informo que o Dr Antonio Antunes Ribas foi bat. com 9 dias de vida, em 17.10.1843 Curitiba/PR. O padre que redigiu o assento não informa onde ocorreu o nascimento. Mas, é provável que tenha ocorrido na mesma Curitiba/PR.

    ResponderExcluir