" A natureza de formas de vida é nossa apólice de seguro.
Nossa vida e os meios de subsistência dependem dela."
Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente.
Como sabemos a água é fonte de vida para a humanidade. Já fomos convidada para refletir, partilhar e a comprometer- se com a questão social e na qual foi sugerido uma revisão das relações da água com o nosso corpo, a nossa casa e o meio ambiente, pois a vida nasce e se sustenta na água.
Há muito tempo, na década de 30, Serafim Dias Ferreira, realizou os " Estudos de Estatística" no município de Santo Ângelo, onde abrangia várias temáticas temáticas e entre elas, a hidrografia. Segundo o pesquisador, o sistema hidrográfico que congregavam esta vasta região missioneira que pertencia a bacia ocidental do estado iniciava- se nas vertentes para o rio Uruguai que banha o norte,e em divisa com a Argentina
Os rios Inhacorá, Santa Rosa, Santo Cristo, Boa Vista, Comandaí, Ijuí-Grande,( acrescentaria o Ijuisinho), são tributários do rio Uruguai e para ele correm em direção sudeste- noroeste. Muitas cascatas com volume de água considerável e outras com quedas de menor força eram aproveitadas para serrarias, moinhos e outras indústrias. Nas extensas florestas eram encontradas exemplares de ipê, cedro, louro, canela, cabriúva, grapiapunha, angico, guavijura, açoita- cavalo,etc. E a indústria extrativa de madeira utilizava a via fluvial para escoar seus produtos em enormes balsas pelo rio Uruguai e com destino aos portos ribeirinhos e mercados na república Argentina e no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário