segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CURIOSIDADES SOBRE A VILLA DE SANTO ÂNGELO

Rua Antunes Ribas e a praça Pinheiro Machado-aproximadamente 1915
A Agência Postal inaugurada em 8 de abril, teve como primeiro agente, João da Silva Monteiro que exerceu o cargo até 1919.
O primeiro Tiro de Guerra (1908), que funcionou no município foi o de nº25, e foi fundado por Bonifácio Pereira Gomes, seu presidente. A linha de Tiro ficava nos terrenos da Livraria Missioneira, hoje, onde é o restaurante Quick, muito distante da "villa" no começo do século passado.
Os carreteiros realizavam "pousos" à beira da lagoa que estava situada onde hoje encontramos o Calçadão da 25 de Julho e dali para o norte só se avistavam campos, poi ali era o término da "villa".
As cavalhadas, costume ibérico com fortes raízes no folclore riograndense, tiveram no "Club Gaúcho" o seu grande incentivador. sua última realização data 1925 e foi encenada na antiga praça da Liberdade ( hoje, INSS e outros). Na luta entre os mouros e cristãos, cavalheiros da alta sociedade santoangelense, com seus cavalos, estavam na disputa da princesa Floripa ( geralmente um barbado vestido de mulher). Uma excelente descrição das cavalgadas de Érico Verríssimo em o "Tempo e o Vento".
Em 1940, o " footing", acontecia pela noite na avenida Brasil, lembrava a rua da Praia de Porto Alegre. O Café Avenida dos Frey, era o ponto chic, tanto no salão de inverno, onde se jogava baratinha, como ao ar livre. No verão era animado po orquestra. Havia também, um sério concorrente, o Danúbio Azul(local onde foi construído o Banco do Brasil), famoso pelo seu chopp.
A partir de 1944, o Café Maerkli, recém construído, com seu proprietário alegre suíço dominava a banca. Ficaram famosos seus bailes de carnaval no quiosque, reuniões dançantes no salão de inverno e a roleta em benefício. Era frequentado pela sociedade numa época em que os clubes estavam em construção ou em crise.
Na década de 30, a nossa cidade passava o maior sufoco com o abastecimento de água, mas para alívio da população, ocorreu o início dos trabalhos de construção da hidrulica no espaço físico da antiga praça da Liberdade e a era dos poços estava destinada a terminar.

Observação: as buscas de dados foram realizadas nas anotações do Augusto César Pereira dos Santos.(AHMACPS)

3 comentários: