terça-feira, 15 de dezembro de 2009

As Cavalhadas

Cavalhada em 1903. Praça Pinheiro Machado.


A cavalhada é um folguedo de origem européia muito difundido no Brasil durante o período imperial. Baseia-se na teatralização da Batalha medieval do imperador Carlos Magno e os 12 pares da França contra os sarracenos.
O catolicismo exacerbado que movia o reino português, fez com que a família imperial motivasse o festejo como forma de reafirmar a vitória dos cristãos sobre os mouros. O folguedo teve grande difusão no Brasil, em estados e cidades com grande concentração de descendentes de portugueses. Sendo ainda uma tradição em cidades do centro e do nordeste do país.
O espetáculo consisitia em um grupo de 24 cavaleiros, 12 com vestimentas com detalhes em azul - representando os cristãos - e 12 com vestimentas vermelhas - representando os mouros. Os cavaleiros usavam espadas e lanças, tinham ainda personagens como o povo, representado por máscaras porta-estandartes dos dois exércitos, as embaixadas e a nobreza - geralmente representada pela rainha (homem vestido de mulher).
Em Santo Ângelo, a tradição das cavalhadas foi trazida pelos primeiros repovoadores de origem portuguesa e os registros fotograficos que dispomos retratam essas festividades nos primeiros anos do século XX. Com motivações religiosas, as encenações aconteciam na praça da Vila durante dias consecutivos, terminando sempre com a vitória dos cristãos sobre os mouros, com missa na Paróquia central para comemorar a vitória, além de grande baile no Clube Gaúcho.
A fotografia acima retrata a cavalhada ocorrida no ano de 1903, em comemoração ao 1º ano do aniversário do Clube Gaúcho, junto a Praça Pinheiro Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário