quarta-feira, 12 de maio de 2010

13 DE MAIO



" Desde que a República dos Palmares foi destroçada e Zumbi foi morto, no seio do Parlamento Brasileiro começou a germinar o embrião da liberade.Como salpicos negros que em turbilhão vão surgindo e massacrando a alvura de uma tela, assim na consciência branca dos deputados começou, então, a ressaltar a effigie negra, mas sublime e heróica de Zumbi. E os Zumbis multiplicaram- se, reincarnando- se em milhares de brancos. A imprensa encarniçou- se na lucta. Não era mais a lucta com forças designaes entre negros e brancos; não era mais uma caravana de negros, resvalando miseravelmente pelos sertões do Brasil em busca da liberdade que se apresentava a elles como miragem enganadora dos desertos; não era mais a lucta da serra da Barriga contra o Brasil inteiro; mas era um novo Palmares implantado no próprio Parlameno do Império. Era preciso vencer, a razão o empunha. José do Patrocínio, o mestre da palavra, tornou- se então a garganta de onde brotavam todos os lamentos e todas as queixas dos escravos. Elle era como o acumuldor de todas as energias dos opprimidos a espalhar pela imprensa e pela tribuna, em forma de luz, o grito de revolta. E sua palavra de fogo conseguiu entrar até no próprio coração da princeza Regente, estimulando- a assignar a carta de 13 de Maio. E o Brasil inteiro rehabilitou- se desse tremendo desleixo que pesava sobre a nossa reputação de povo livre. Parece que o sangue rubro de Zumbi e de seus companheiros, diluindo- se na atmosphera, ergueu- se para formar o escarlate da aurora de 13 de Maio de 1888. Nesse dia memoravel, parece que o Amazonas e o o S. Francisco saccudiram as suas caudas immensas, expelindo os últimos restos de lodo que lhes ficava desta cruzada santa para a lberdade para purificar as aguas que haviam dixado de ter a funcção de dessedentar escravos."

O texto foi escrito pelo Dr. A.B. de Serro Azul no dia 7 de maio de 1921, e encontra- se no "Jornal A Semana ",no acervo da Hemeroteca do Arquivo Histórico Municipal Augusto César Pereira dos Santos.

Obs: respeitamos a escrita ortográfica da época.

Postado por Eunísia Inês Kilian, responsável pelo AHMACPS desde 19 de abril de 2010.

6 comentários:

  1. Meu caro Darlan, tem um elemento afrodescente significativo por aí, que é um vendedor de gelo que também lutava box. Anos 30 ou 40, acho. Há foto. Acho que dá uma postagem interessante pro 13 de maio. Espremer Leo Fett.

    ResponderExcluir
  2. Bier,
    estou sendo a responsável pela postagem do blog Santo Âgelo em Fatos e Fotos e vou acatar suas sugestões sobre o lutador de box.
    Abs,
    Eunísia

    ResponderExcluir
  3. Olá Bier e demais seguidores do blog...a colega Eunisia Kilian está novamente a frente do Arquivo Histórico e estará postando no blog que é um projeto do Arquivo...
    Fico feliz que essa iniciativa será levada adiante com competência e dedicação pela Eunisia!
    Sucesso pra ti Eunisia!! Estarei por aqui a disposição sempre...
    Abraços!!
    P.S.Continuo trabalhando na Sec. de Cultura na área de Assessoria Artística...

    ResponderExcluir
  4. Ah!! E sobre su Domingos Fortes o "Domingão", fiz uma postagem no dia 20 de agosto do ano passado...
    Eunisia, acho que você pode acrescentar mais detalhes sobre ele...é um personagem interessantíssimo da nossa história!

    ResponderExcluir
  5. Vereador pedrão humilha garçon

    http://www.youtube.com/watch?v=OtMCFer7XbI

    ResponderExcluir
  6. Eunísia, o autor deste texto era santoangelense?
    Parabéns pelo belo trabalho que é este blog.

    ResponderExcluir