sábado, 30 de abril de 2011

EXPOSIÇÃO NACIONAL DO MILHO



Wali Sachs, priemeira rainha da FESTA NACIONAL DO MILHO, em 1954
Em 1952, ocorreu uma reunião de lideranças regionais envolvendo os municípios de Santo Ângelo, Ijuí e Santa Rosa, destacando a pessoa empreendedora da época, Rosalvo Scherer, ocorreu a realização da PRIMEIRA FESTA DO MILHO, simultaneamente com a EXPOSIÇÃO DE MILHO, MÁQUINAS E MATERIAIS AGRÍCOLAS E FERTILIZANTES na cidade de Ijuí, no período de 25 de julho ( Dia do Colono) a 3 de agosto.

No ano de 1953, Santa Rosa sediou o acontecimento na qual foi chamado de FESTA NACIONAL DO MILHO, abrigando a Exposição Industrial e Agropecuária, no período de 25 de julho a 2 de agosto.

Consta em busca de dados no Arquivo Histórico Municipal Augusto César Pereira dos Santos, que a FESTA NACIONAL DO MILHO ocorreu em 1954, entre 15 de agosto e 7 de setembro em Santo Ângelo, com a denominação de III FESTA EXPOSIÇÃO NACIONAL DO MILHO, contando com a supervisão da Associação Serrana de Defesa dos Agropecuaristas, sendo apoiada pelos governos da União e do Estado, e classes representativas da região serrana missioneira. O evento aconteceu na administração do prefeito Odão Felipe Pippi, onde atualmente encontra- se o Instituto Educacional Sepé Tiaraju, pois não existia parque de exposição. O presidente foi Valença Guedes Soares e as soberanas foram Wali Sachs Voese, Marga Fetter e Oracilda Alcântara. A Feira foi cancelada por alguns dias, pois no dia 24 de agosto o povo brasileiro foi surpreendido com a morte do Presidente do Brasil, Getúlio Vargas.

.

2 comentários:

  1. Ola

    Ja a tempos que venho acompanhando as fotos da minha cidade natal.

    Gostei muito de conhecer o cotidiano de epocas passadas.
    Achei fantastica as fotos que estao em melhor qualidade como a da Rodoviaria de Santo Angelo.
    So que faz tempo que nao colocam mais fotos.

    Gostaria se fosse possivel ,que postassem mais fotos mesmo que nao contassem a historia delas.

    Quem naceu em Santo Angelo e conhece cada detalhe da cidade, fica fascinado por fotos Historicas.

    Abraços

    Luciano

    ResponderExcluir
  2. Na epoca da feira do milho em 1954 o Colegio Sepe Tiaraju funcionava na Escola Getulio Vargas; so posteriormente - la por 1962 - eh que o Sepe foi para o predio atual, que havia sido construido para um Sanatorio que nunca foi instalado

    ResponderExcluir