sexta-feira, 24 de junho de 2011

HISTÓRIAS SOBRE AS ENCHENTES DO RIO URUGUAI

 
Hoje, podemos observar a fotografia que registra o rio Uruguai no ano de 1915. Naquele ano foi inaugurado a navegação de Porto Lucena até “ Uruguayana”, por duas lanchas à gasolina de 22 a 18 “cavallos” de força, cada uma rebocando duas chatas.
Em busca de dados encontramos no relatório do Intendente Bráulio Oliveira apresentado ao Conselho Municipal em sessão ordinária de 17 de junho de 1915 o relato que a navegação ocupava-se no transporte de produtos coloniais da “ Colônia Guarany” para as cidades de São Borja, Itaqui e Uruguaiana.
O importante empreendimento daquela época veio beneficiar a aflitiva situação dos colonos localizados à margem direita do rio Comandai, neste município, pois eles não tinham mercado para a colocação dos seus produtos.
O Confrade Dr. Wilmar Campos Bindé em troca de experiências comentou que seu pai produzia erva- mate em Palmeiras e pra transportar seus produtos até Uruguaiana e outras cidades que localizavam-se nas margens do rio Uruguai, aguardavam a época das cheias, enchentes para realizar tal proeza. Pois os obstáculos eram enormes porque no trajeto do rio encontravam- se cachoeiras grande e pequenas. Muitas vezes perdiam todos seus produtos produzidos tendo enormes prejuízos. Os viajantes às vezes ficavam dias e dias esperando oportunidade em que o rio ficasse menos violento para seguir seu destino.
Quem já pescou e realizou aventuras no rio Uruguai por esporte sabe muito bem sobre o que estou escrevendo...maretas, redemoinhos, poços...em águas calmas.
Quando pequena e morava em Santa Rosa, o Tio Edim e a Tia Sibila fomos por curiosidade até Porto Mauá para ver a “ maior enchente” do rio Uruguai. Guardei tremendas imagens na memória, de violência das forças das correntezas formadas pela enchente. Era a enchente de São Miguel, mês de setembro, dia 29. Casas cobertas até o telhado, a casa comercial do seu Sagim e a aduana, não lembro de casos de morte.
Hoje, observamos o pesadelo de rios transbordando, municípios inundados, famílias desabrigadas, mortes e estamos presenciando a fúria do clima impotentes.
Comentário realizados da região sul sem falar na questão da transformação climática no planeta chamado Terra.

Um comentário:

  1. meu tatravô fazia isto...conheça uruguaiana/museu estaleiro martimiano benites (face)

    ResponderExcluir