terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Casa Comercial Augusto Franke




As fotos acima são do prédio da esquina da 25 de Julho com a Marechal Floriano no ano de 1929. O comércio de propriedade do Sr. Augusto Franke, possuia também uma bomba de combustível que abastecia os veículos da cidade e região.
O comércio estava localizado na divisa entre a cidade velha (chamada de Brasil, construida a partir do espaço da antiga redução e colonizada em sua maioria por descendentes de portugueses) e a nova cidade que começava a se desenvolver da rua 25 de julho em direção a Zona Norte (chamada popularmente de Alemanha, devido a colonização de descendentes e imigrantes desses paises).
Uma curiosidade era uma suástica que estava impressa na bomba de combustível e nos galões de gasolina e óleo vendidos pela loja comercial.
Atualmente o prédio dá lugar a uma lanchonete, na esquina do Calçadão da 25 de Julho, e apesar de bastante descaracterizado em suas aberturas, conserva ainda em suas platibandas os desenhos e a volumetria originais.

2 comentários:

  1. Cara, fico muito feliz com tua iniciativa. Sobre aquela cruz no topo do tanque de combustível, que abastecia por gravidade, é da companhia inglesa Energina. Veja que as pontas da cruz estão para o lado oposto às da suástica. Em 1929 o nazismo ainda não havai subido ao poder, o que ocorreria só em 1933. Pra que e-mail posso mandar mais fotos?

    ResponderExcluir
  2. Bier!!!Que bom vê-lo por aqui e poder contar com tua colaboração nesse nosso projeto...Que bom receber essas informações! Com certeza escrevrei em breve sobre as informações que me enviaste por e-mail...
    Quanto a essa suástica discutimos muito durante a faculdade quando montamos uma exposição museológica com a professora Bedati Finokiet e aparecram algumas latas de combustível remanescentes da Casa Franke e que viraram "chuveiros de lata", "prensa de banha" (fiz uma doação de um exemplar desses ao museu e que pertenceu ao meu bisavô), recepientes para armazenagem de grãos...
    Fizemos essa leitura que disseste acima pois a suástica é um símbolo milenar e que está presente em inúmeras culturas e civilizações tanto no sentido horário como no anti-horário ela tem diferentes representações e significados...a história mais recente é que faz com que liguemos o símbolo ao nazismo!
    Caro Bier, é um prazer poder trocarmos informações por aqui! Espero que isso se repita inúmeras vezes no novo ano que se aproxima!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir