segunda-feira, 31 de maio de 2010

A CENTENÁRIA PRAÇA PINHEIRO MACHADO


A praça Pinheiro Machado está entre as mais populares da cidade, sendo cúmplice com a majestosa Catedral, tornando- se um largo onde a comunidade se faz presente. Palco da solenidade de formandos do ensino superior, bem como onde o patriotismo é demonstrado na semana da Independência, através de discursos inflamados, contendo esperança, críticas e sonhos, na busca de alternativas para uma cidade em construção. Praça da comunidade, dos mendigos, da cigana Milka, da banca de revistas, dos pastéis, dos churros, dos sorvetes, dos picolés, pipocas e algodão doce . Reveladora também dos namoros ocultos, da prostituta em busca de aventura e do homem e mulher acolhidos em sua solidão. A praça Pinheiro Machado foi assim determinada pelo decreto nº6 de 11 de agosto de 1897.
Em busca de dados já realizados para o projeto da educação patrimonial encontramos algumas curiosidades sobre a praça Pinheiro Machado e a seguir serão elencadas:
- o Coronel Braulio Oliveira, na Lei orçamentária para o exercício de 1905, dissertou sobre a praça Pinheiro Machado: " Esta praça continua a ser arborizada com capricho. Os claros que existiam entre os edifícios que dão para esta praça, foram tomados com grades sobre muros para ainda maior embelezamento da mesma praça.",
- no ano de 1915, foram colocados cordões de pedra grês no quadro da praça, e esta praça estava provisoriamente fechada de arame nela com o objetivo de iniciar a arborizamento.
- o monumento a José Bonifácio de Andrade e Silva, o Patriarca da Idenpendência, foi inaugurado na praça Pinheiro machado, no dia 7 de setembro de 1922. Ficava plantado bem no centro da praça e cercado de arame. No decorrer do tempo, o monumento andou de lado para outro e foi parar finalmente em 1963, no cruzamento da avenida getúlio Vargas com a Três de Outubro, em frnte ao Colégio Verzeri. Atualmente, não se encontra exposto nas ruas de Santo Ângelo;
- a partir de 1932, a praça sofreu a sua primeira grande reforma no governo de Ulysses Rodrigues. O engenheiro José Carlos Medaglia, nomeado diretor de Obras e Viação, deu- lhe uma feição moderna. Os cinamomos substituiram os plátanos, riscou- se um novo traçado, calçaram- se com lajes de concreto as faces norte e leste, que dão para as ruas Antônio Manoel e Antunes Ribas. O espaço entre os canteiros foram ajardinados. Ocorreu mudança de uma estátua, também foram comprados materiais para a extiñção de formiga e colocados 85 bancos.
Somente restou da antiga praça Pinheiro Machado o escrito na calçada em pedras de cores diferentes a seguinte frase:" Executado pelo Dr. J.C. Medaglia na Administração do Dr. Ulysses Rodrigues- 1932."

3 comentários: