Reprodução da gravura mostrando a parte da frente da Igreja de Santo Ângelo Custódio em 1860. (Fonte: FURLONG, 1962)
As três igrejas que se ergueram no espaço da Praça Pinheiro Machado nos últimos três séculos são um exemplo da forma como a cidade vai se transformando. Essa metamorfose é reflexo de toda uma cadeia de ações marcadas pelas aspirações sociais, econômicas e culturais de diferentes períodos históricos pelos quais nossa sociedade passou ao longo desses mais de trezentos anos.
A primeira Igreja, erguida pelos jesuítas e pelos guarani da redução de Santo Ângelo Custódio tinha como finalidade principal ser o símbolo máximo do projeto empreendido pela Companhia de Jesus: reduzir os nativos do Novo Mundo em aldeias e fazer-lhes conhecer, com base na religião católica, os costumes e a língua dos europeus. Em outras palavras, trazer-lhes a “civilidade”, dentro da concepção européia da época, necessária para expandir os domínios dos conquistadores. Não podemos esquecer que com isso, a Igreja Católica também expandia sua rede de fiéis e aumentava seu poder. Nesse sentido, a construção de um grande templo junto aos povoados missioneiros se mostra como a materialização da estrutura social e cultural do período.
As três igrejas que se ergueram no espaço da Praça Pinheiro Machado nos últimos três séculos são um exemplo da forma como a cidade vai se transformando. Essa metamorfose é reflexo de toda uma cadeia de ações marcadas pelas aspirações sociais, econômicas e culturais de diferentes períodos históricos pelos quais nossa sociedade passou ao longo desses mais de trezentos anos.
A primeira Igreja, erguida pelos jesuítas e pelos guarani da redução de Santo Ângelo Custódio tinha como finalidade principal ser o símbolo máximo do projeto empreendido pela Companhia de Jesus: reduzir os nativos do Novo Mundo em aldeias e fazer-lhes conhecer, com base na religião católica, os costumes e a língua dos europeus. Em outras palavras, trazer-lhes a “civilidade”, dentro da concepção européia da época, necessária para expandir os domínios dos conquistadores. Não podemos esquecer que com isso, a Igreja Católica também expandia sua rede de fiéis e aumentava seu poder. Nesse sentido, a construção de um grande templo junto aos povoados missioneiros se mostra como a materialização da estrutura social e cultural do período.
A segunda Igreja, erguida pelos colonizadores após 1860 em diante, representou uma forma de estabelecer a existência da nova freguesia. Antes mesmo de existir uma estrutura administrativa, era preciso estabelecer a paróquia local. A religiosidade representava de alguma forma um elemento de alento e segurança, tanto para os novos colonos, e suas árduas tarefas no inóspito local, assim como para a elite, que garantia seu poderio econômico e administrativo.
O último e atual templo que conhecemos como Catedral Angelopolitana, que iniciou suas obras em 1929 e que só teve suas torres concluídas no inicio da década de 70, já surge dentro de um novo contexto. A Catedral não foi fruto da necessidade de marcar território, mas sim uma forma de perpetuar a história das outras duas. Com traços que remontam a época das missões jesuíticas, ela expressa esse período. Porém, ao mesmo tempo, se levarmos em conta o grande espaço de tempo que levou para ser erguida, sempre com a efetiva participação da comunidade, ela diz também do empenho e da luta de um núcleo de pessoas para efetivar o projeto, reforçando a história dos primeiros moradores.
O último e atual templo que conhecemos como Catedral Angelopolitana, que iniciou suas obras em 1929 e que só teve suas torres concluídas no inicio da década de 70, já surge dentro de um novo contexto. A Catedral não foi fruto da necessidade de marcar território, mas sim uma forma de perpetuar a história das outras duas. Com traços que remontam a época das missões jesuíticas, ela expressa esse período. Porém, ao mesmo tempo, se levarmos em conta o grande espaço de tempo que levou para ser erguida, sempre com a efetiva participação da comunidade, ela diz também do empenho e da luta de um núcleo de pessoas para efetivar o projeto, reforçando a história dos primeiros moradores.
Adoreeeeeeiii esse blog!!! Coisa boa passear aqui!
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