terça-feira, 25 de agosto de 2009

A Estação Ferroviária

Avenida Brasil na déc. de 20. Ao fundo a Estação Férrea.


A caixa d'água da Estação.

O prédio da Estação Ferroviária foi construído por Gildo Castelarim, tendo como base um projeto arquitetônico realizado por uma Companhia Inglesa e tendo como espaço uma área de terra doada pelo Intendente Bráulio de Oliveira. A Estação Ferroviária foi inaugurada em 16 de outubro de 1921.
A instalação da estação marcou o desenvolvimento da parte norte da cidade a partir da rua 25 de Julho, incentivou a vinda dos imigrantes, em sua grande maioria alemães, que vieram residir na zona norte da cidade. Muitas indústrias (Cia. De Fumo em Folha, Cia. Algodoeira Sul Rio Grandense, a Fábrica de Banha) se desenvolveram ao longo dos trilhos do trem em volta da Estação. Produtos coloniais vindos dos distritos eram embarcados nos trens.
Além do desenvolvimento econômico do município o prédio representa um dos fatos mais importantes ocorridos a nível nacional durante a República Velha. Foi no interior do prédio que aconteceram as primeiras reuniões que levaram ao levante do 1º Batalhão Ferroviário, no movimento que ficou conhecido como Coluna Prestes, liderada pelo “Cavaleiro da Esperança”, Luis Carlos Prestes, a marcha percorreu mais de 25000 Km em todo o Brasil. Foi da Estação Férrea que em 1930 partiram as forças revolucionárias da região, que levaram Getúlio Vargas à presidência da República.
Conforme o art. 2º da lei nº 825 de 19 de novembro de 1984 encontram-se tombadas todas as benfeitorias pertencentes à antiga gare da viação férrea. Entre essas benfeitorias encontram-se dois vagões de trem utilizados para a locomoção de passageiros, uma caixa d’água importada da Bélgica e um exemplar das casas dos trabalhadores da ferrovia.
A caixa d’água de origem belga foi importada em meados da primeira década do século XX, tendo chegado da Europa ao porto de Rio Grande e posteriormente transportada de trem até o local onde se encontra. Conforme informações da diretora do memorial Neiva Soardi, a caixa d’água possivelmente já se encontrava no local antes da construção da estação, por volta de 1918, pois havia necessidade de abastecer as locomotivas que descarregavam os materiais para a construção do prédio. A caixa é feita de metal especial que não permite o aparecimento de ferrugem e armazenava água exclusivamente para abastecer as locomotivas a vapor.

2 comentários:

  1. Gosto tanto da história ferroviária de santo ângelo e região... sem falar que as fotos possíveis, especialmente na cidade, são lindas! rsrsrs

    ResponderExcluir