terça-feira, 26 de janeiro de 2010

"Meio Século de Folia": resgate histórico do Carnaval de Santo Ângelo

A partir de quarta-feira dia 27 de janeiro estará em exposição junto ao hall de entrada do Centro Municipal de Cultura a Exposição "Meio Século de Folia". Essa exposição foi montada pela primeira vez para o Carnaval de 2008.
Nesse ano ela foi ampliada, indo além do "meio século", pois é composta por diferentes notícias e fotografias dos carnavais de Santo Ângelo das décadas de 1920 a 1980. Tais recortes e fragmentos da tradição carnavalesca local apresentam-se como forma de valorização da história, da cultura e dos costumes de nossa cidade. Os carnavais destas décadas, retratam diferentes faces da maior festa popular do mundo. Tempos de carnavais compartilhados, cantados e pulados, onde as marchinhas e a grande adesão popular às festividades eram marcas registradas. Além das festas nas ruas ao som de tambores e tamborins e do colorido das fantasias e máscaras. Nas imagens e textos é possível vislumbrar fragmentos dos bailes nos clubes de nossa cidade, dos blocos adultos e infantis, das batalhas de confete, serpentina e lança perfume, até o surgimento dos desfiles de rua e das Escolas de Samba.
A exposição é composta por reportagens de diferentes jornais locais ao longo destes mais de 50 anos e fotografias do Acervo do Arquivo Histórico Municipal Augusto César Pereira dos Santos. O Arquivo possui um acervo com mais de 200 fotos com o tema "Carnaval" das quais selecionamos 59 que estarão expostas A maioria das fotografias é de autoria do fotógrafo Bruno Schimitd muitas das quais não possui identificação de local, pessoas ou datas. Porém, guardam momentos peculiares que auxiliam a remontar e rememorar o passado dessa festa que é uma tradição de décadas em Santo Ângelo.
Todos estão convidados a prestigiar a exposição que ficara no CMC até o dia 21 de fevereiro.



Bloco Gravatinhas do "Deustcher Club" (posteriormente Clube Comercial) - Carnaval de 1935.


Bloco "Mexicanos"no Clube 28 de Maio. Década de 60.


Baile de carnaval em Clube da cidade na década de 50. Na mão do folião pode-se perceber um frasco de lança-perfume, considerado droga e proibido em 1961.


Ficha Técnica da Exposição:

Fotografias: Arquivo Histórico Municipal - principalmente do Acervo Bruno Schimidt;
Textos: Darlan Marchi e reportagens dos Jornais A Semana, O Minuano, O Missioneiro, A Gazeta e A Tribuna Regional. (Na transcrição manteve-se a grafia da época);
Produção e Montagem: Andressa Domanski e Darlan Marchi.

3 comentários:

  1. T U D O D E B O M P O N T O C O M!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou dar uma olhada e divulgar!!!
    Eunísia

    ResponderExcluir
  3. Oi Eunisia!!! Isso se der dá uma passada lá!! Fiz uma apliação de uma coluna sua do Jornal que está na exposição!!
    Bjos e obrigado pelo apoio de sempre!

    ResponderExcluir