Hospital Gatz, Esquina da Marquês do Herval com a Andradas. Hoje um terreno vazio.Segue abaixo a transcrição do texto do cerimonial que contém o currículo resumido do Dr. Willy Gatz, quando este foi homenageado em 1982, na administração do Prefeito Carlos Schröder, com a “Comenda da Cruz Missioneira” pelos relevantes serviços prestados a comunidade.
“Natural da Alemanha e naturalizado brasileiro, o Dr. Willy Gatz nasceu em 27 de março de 1888, formou-se em medicina na Universidade de Bonn na Alemanha em 1917 defendendo tese e recebendo o título vitalício de Doutor em Medicina interna, cirurgia e obstetrícia, aprovado pelo imperador Guilherme II e assinado pelo seu chanceler. Serviu como oficial médico no exército alemão durante a 1ª Guerra Mundial.
Prestou serviços como médico secundário e substituto do médico chefe nos dois grandes hospitais das cidades de Aix la Chapele e Reincheidt, na região de Ruhr.
O Dr. Gatz chegou ao Brasil em 1923, onde visitou as Universidades do Rio de janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Porém o espírito pioneiro do Dr. Willy Gatz e de sua esposa, não se contentava em se estabelecer num grande centro, e sim no interior, onde a assitência médica era precaríssima, e por que não dizer, que não havia na época.
Por tudo isso, resolveu fundar sua clínica em Santo Ângelo, última etapa da estrada de ferro.
Começou sua jornada profissional sem recursos de comunicação e transporte, pois havia apenas um carro de praça em Santo Ângelo. Para que pudesse prestar seus serviços aos pacientes das colônias, o único meio de que dispunha era o transporte a cavalo.
No dia 1º de setembro de 1927, inaugurou seu Hospital Particular com seus próprios recursos, sendo o primeiro hospital em Santo Ângelo e na região missioneira, equipado com toda aparelhagem moderna da época, vinda do estrangeiro.
Nesse período ocorreu na cidade uma grande epidemia de desidratação e tifo, sendo que o Dr. Willy gatz dedicou-se inteiramente para combater esses males que estavam causando uma grande mortalidade, principalmente infantil. Com sua dedicação, conseguiu diminuir em 75% o índice de mortalidade, conforme estatística do Registro Civil.
No setor de cirurgia, enfrentou até 1940, grandes dificuldades devido a falta de antibióticos e anestésicos, mas, mesmo assim, as cirurgias eram efetuadas com êxito, pela sua dedicação e capacidade profissional.
Na área de obstetrícia, houve na época, uma sensívelredução, segundo estatística, de mortalidade de parturientes e seus bebês. A cesariana não era divulgada na região, o Dr. Willy Gatz introduziu a cesárea como meio de salvar vidas, em casos extremamente difíceis. Inclusive sua primeira cesariana na região foi o nascimento do nosso ilustre Deputdo Federal José Alcebíades de Oliveira.
O Dr. Willy Gatz, incansável na sua profissão e na sede de adquirir novos conhecimentos e técnicas, realizou várias viagens de estudos para a Europa e Estados Unidos, sempre em prol da saúde do povo missioneiro.
Pela sua dedicação e pioneirismo na região das Missões, numa de suas viagens pela Itália junto de sua esposa, Dona Gerda, foi concedida audiência pela S. Santidade o Papa Pio XI, no castelo de Gandolfo.
Em 1963, sofreu com a irreparável perda de sua esposa, após uma longa e dolorosa enfermidade, para qual, ele que tantas vidas salvou, nada pode fazer, chocando-o profundamente. Retirou-se de suas atividades profissionais por alguns anos, realizando viagens para quatro continentes, dando assim, vasão às suas tendências filosóficas.
Hoje são quase sessenta anos de solo missioneiro. Anos esses dedicados a minorar os sofrimentos de nossos semelhantes e ao bem servir do povo desta região, particularmente da comunidade santo-angelense.
Como vemos, ele ama o Brasil, considerando-o sua verdadeira pátria.
Por isso, recebe hoje a “Comenda da Cruz Missioneira”.
Existe hoje uma da sala no Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, criada em homenagem ao Dr. Gatz, onde pode ser admirado alguns dos pertences, ferramentas e utensílios de seu oficio. Porém, a maior obra do Dr. Gatz a Santo Ângelo foi seu Hospital: um marco para a história da medicina na região e no estado. Grande parte do prédio do Hospital Gatz foi demolida há poucos anos, ainda resiste ao tempo parte da obra na Andradas, esquina com a Antunes Ribas. Ao injustificável não há argumento, pior então sabermos que o espaço que abrigou essa importante instituição hoje dá lugar a um terreno vazio no centro da cidade. É triste saber que nossa história, que como o pronome bem diz é de TODOS, fica relegada aos interesses financeiros de POUCOS.