terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Monumento ao Índio Sepé Tiaraju

Projeto do Monumento que seria executada por Valentin Von Adamovich.


Monumento esculpido por Olindo Donadel, logo após sua inauguração na década de 60.


Na coleção fotográfica de Bruno Schmitd, junto ao Arquivo Histórico Municipal está a foto do projeto do "Monumento ao Índio Sepé Tiaraju". A obra foi desenhada por Léo Rockembach, durante a administração do prefeito Odão Felipe Pippi, e deveria ser construída pelo escultor Valentin Von Adamovich, em 1960.
O Monumento deveria ser erguido junto a Praça da Bandeira (atual espaço em frente ao Teatro Municipal Antônio Sepp), esculpido em pedra grês, medindo cerca de 6 metros de altura. Porém, a enfermidade de Adamovich não permitiu que o projeto fosse efetivado.
Junto ao Museu Municipal é possível encontrar a escultura um índio com uma lança nas mãos. A imagem inacabada era parte do projeto. A figura em tamanho natural transmite em sua feição um certo ar de sofrimento, ela transpõe a dor que fazia parte do cotidiano do artista naquele momento.
A morte de Adamovich em 1961 impediu que o artista realizasse mais essa obra. O Monumento ao Índio Sepé Tiaraju que encontramos hoje em frente ao Teatro Municipal Antônio Sepp, é outro projeto executado pelo artista santo-angelense Olindo Donadel.

4 comentários:

  1. eu gostaria de saber o que significa cada pessoa que foi esculpida

    ResponderExcluir
  2. Levante Dos Povos Originários !!
    Idealismo !!
    Sonhos !!
    Somente os Grandes Guerreiros Perseguem !!
    Tchê !!
    Awá Tupã Guarany !!

    ResponderExcluir